N
NOSSA HISTÓRIA
É nas montanhas capixabas, berço de um povo que da terra tira o seu orgulho e sustento, onde nasceu a Farmers Coffee, uma empresa que busca, no café, conciliar o respeito ao trabalho rural e o cuidado com a singularidade de cada grão adquirido pelos nossos clientes. Muito além de uma consultora e café trader, somos pessoas e, como tal, acreditamos que o "olho-no-olho", a interação e o diálogo com cada responsável envolvido na arte da cadeia do café são elementos essenciais para um serviço inovador e acolhedor, trazendo no resultado final surpresas preciosas.
A Farmers Coffee nasceu em 2019 graças ao sonho de quatro jovens que buscavam conciliar a tradição de suas famílias, sem perder a vontade de trazer o novo e a modernidade. Filhos de produtores de café e, portanto, inseridos desde cedo no cotidiano da produção do fruto, Dério Brioschi Junior, João Paulo Marcate, Luiz Henrique Pimenta e Phelipe Brioschi conheciam de perto as dificuldades e os prazeres de trabalhar nas lavouras. Essa experiência familiar permite a Farmers ser mais do que uma simples empresa, mas sim um instrumento que aproxima agricultores e consumidores para um objetivo comum: a qualidade desde o plantar até à xícara.
E a educação desperta sonhos...
A educação unida à pesquisa ampliou a visão de todos sobre o mundo do café especial. Graças ao curso Ciência e Tecnologia de Alimentos oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo Campus Venda Nova do Imigrante (IFES-VNI), a ideia de continuar a trabalhar com o café e, no futuro, iniciar um próprio negócio foi nascendo. O apoio do Prof. Dr. Lucas Louzada foi especialmente importante: através do seu estímulo à pesquisa, os então seus alunos desenvolveram projetos que envolviam o processo de pós-colheita do café, tornando possível aprofundar conhecimentos e explorar novas vias antes não imaginadas.
O sonho toma forma...
Em 2019 surgiu a chance de se juntarem para finalmente concretizar um sonho dos quatro: ter um próprio negócio. A Farmers então começou na varanda da casa principal do Sítio dos Cedros, uma instalação improvisada, mas que tornou possível a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante todos esses anos. As dificuldades não paravam de aparecer: não possuíam nem um jogo de peneiras, muito menos maquinário específico para o café; a varanda não os protegia do frio da madrugada nas muitas noites em trabalho duro, e até as xícaras, quando cheias de café quente, quebravam por causa do choque térmico. Mas o que faltava em condições materiais, sobrava na força de um propósito – a energia vibrante nas mãos aliada ao apoio de familiares e amigos, foram os ingredientes chave para a Farmers superar os desafios, passando por caminhos de erros e acertos até chegar onde ela está.
A Farmers hoje:
Atualmente, a Farmers Coffee tem sua sede em Venda Nova do Imigrante, onde é realizado a maior parte das questões administrativas, além do cupping e atendimento aos produtores e parceiros. Também conta com um armazém onde são efetuados os processos de seleção do café verde, como a limpeza e separação por densidade e cor. Diariamente, a empresa recebe produtores de várias cidades da região das montanhas do Espírito Santo que pretendem aperfeiçoar suas técnicas e produtos, confiando na equipe da Farmers para guiá-los ao melhor caminho possível para um café de melhor qualidade – no total, são mais de 300 produtores parceiros! A cada dia que passa, a Farmers se consolida como uma empresa de confiança e inovação no mercado de cafés, com base no esforço diário, no respeito à realidade do campo e no conhecimento científico e tecnológico.
Nossos ideais e objetivos:
A Farmers busca valorizar o produtor local, estimulando uma cultura em que o trabalho no campo continue sendo atrativo para as gerações seguintes ao mostrar que a agricultura é também um mundo a ser explorado e recheado de oportunidades. Também visa mostrar ao mundo a excelência dos cafés especiais das Montanhas do Espírito Santo, principalmente do café robusta, uma vez que ele por muito tempo foi considerado um produto de menor valor – sem esquecer, é claro, do café arábica que já possui um glamour aos olhos dos consumidores. Por fim, a Farmers almeja operar uma forma sustentável e ecológica na qual a qualidade do produto seja reflexo direto da qualidade de vida de todo ciclo cafeeiro.
SAIBA MAIS SOBRE OS NOSSOS FUNDADORES
Dério Brioschi Junior:
Natural de Venda Nova do Imigrante, Dério vem de uma família tradicional produtora de café da região. Após graduar-se em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Ifes em 2019, formação que possibilitou aprofundar-se na pesquisa e estreitar laços acadêmicos no mundo do café, investiu na criação da Farmers com o propósito de entender melhor e participar ativamente do outro lado da cadeia cafeeira: a comercialização. Assim, a Farmers Coffee permitiu que ele unisse seus conhecimentos de produtor e bacharel, mas indo além, atingindo áreas inéditas e ampliando seus horizontes e ambições. Dério ainda é Q-Grader certificado pelo CQI (Coffee Quality Institut), classificador oficial da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e é um jurado do Cup of Excellence 2021, o principal concurso de qualidade para café do mundo.
João Paulo Pereira Marcate:
Com raízes fincadas na produção cafeeira desde os tempos dos seus bisavós, João Paulo sempre soube que, de alguma forma, seguiria os passos de sua família. Teve o incentivo de seus pais para fazer o ensino superior, tendo graduado em Ciência e Tecnologia de Alimentos em 2019 (Ifes) após muitas pesquisas realizadas sobre os diversos processos do café. Por objetivar a valorização dos pequenos produtores de sua região, viu na Farmers a oportunidade de pôr os seus ideais em prática: mostrar para o mundo que o produto das Montanhas do Espírito Santo é de excelência, sem esquecer daqueles que trabalham diariamente nas lavouras para que o ramo continue sendo atrativo para gerações futuras. João Paulo ainda é Q-Grader certificado pelo CQI, especialista na torra de cafés especiais, além de ser juiz no concurso Cup of Excellence há vários anos.
Luiz Henrique Bozzi Pimenta de Sousa:
Luiz sempre esteve ligado às lavouras de café – nascido e criado nas Montanhas do Espírito Santo, sua família possui longo histórico de produção do fruto: trajetória esta que o influenciou a seguir os passos de seus antepassados. Graduou-se em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Ifes, 2019), tendo realizado pesquisa na área de pós-colheita do café. Luiz acreditou no potencial da Farmers Coffee desde o início, sabendo que colheria bons resultados a curto e a longo prazo: confiando na competência de seus parceiros e de si próprio, sem esquecer de absorver conselhos preciosos dos mais experientes, ele trabalhou e trabalha noite e dia para consolidar a Farmers como uma das empresas mais completas do ramo no mercado. Além disso, Luiz é Q-Grader certificado pelo CQI e foi, junto com sua família, produtor campeão do Cup Of Excellence 2020, bem como um dos jurados do mesmo concurso em edições anteriores.
Phelipe Bruneli Brioschi:
O trabalho árduo da família de Phelipe o inspirou desde muito jovem a continuar no ramo do café, indo contra a tendência do mundo moderno no qual os filhos de produtores seguirem outros rumos. Buscando se profissionalizar e aprender ainda mais sobre o segmento cafeeiro, cursou Ciência e Tecnologia de Alimentos no Ifes, além de já possuir Nível 1 SCA em torra de cafés especiais e ser produtor no Sítio dos Cedros - propriedade com a melhor colocação no Programa Destaque Brasil 2017, promovido pela BSCA, evento que buscou premiar os melhores cafés Late Harverst do Brasil. Abraçou a Farmers Coffee por confiar na forma em que a empresa desenvolve e aborda toda a comunidade e a cadeia produtiva do café, pois ela considera sempre o pequeno produtor como uma peça fundamental de seu trabalho e valoriza os produtos únicos de sua região. Por fim, Phelipe acredita no caráter singular da Farmers por ela moldar um novo conceito de trabalhar com cafés no mercado, atravessando fronteiras, superando conceitos engessados e objetivando a excelência.